Sistema Endocanabinóide

Sistema Endocanabinóide

Sistema Endocanabinóide

O que é o sistema endocanabinóide?

Seja você a Rainha da Inglaterra ou uma Calopsita, você nasceu com um completo sistema endocanabinóide embutido em todo o seu corpo e distribuído por todas as áreas-chave do seu organismo, está em seu fígado, sua pele, seu cérebro.

O sistema endocanabinóide é responsável pela homeostase do nosso organismo, basicamente o equilíbrio necessário para nosso pleno funcionamento. É um conjunto de receptores, enzimas e neurotransmissores, desenhados para trabalhar em equipe e realizar funções tão básicas quanto regular seu sono, fome, alegria, tristeza e desempenhar funções complexas, como regular as funções imunológicas e bioquímicas.

– “Perá aí! Quer dizer que EU, tenho tudo isso e não sabia?” SIM.. Você tem!

Os receptores desse maravilhoso sistema, chamados criativamente de CB1 e CB2 ( 😐 ), estão distribuídos por todo nosso corpo e servem para receber os endocanabinóides produzidos por seu próprio organismo. Mas, quando nosso corpo falha em produzir tais endocanabinóides, precisamos recorrer aos Fitocanabinóides, canabinóides naturais produzidos exclusivamente por algumas das plantas da família Cannabaceae, a Cannabis e o Lúpulo, sendo a cannabis a principal fonte deles.

A distribuição dos receptores canabinóides no organismo.

Os Fitocanabinóides na história

Apesar de utilizada a mais de 6000 anos por praticamente todas as culturas humanas, e descrita como medicamento já nos primeiros textos da farmacopeia humana, a cannabis passou por um período de profunda perseguição e demonização, comparado as trevas da idade média, onde todo conhecimento foi substituído por preconceitos, desinformação e ignorância. Estando esses preconceitos ainda profundamente enraizados em parte de nossa sociedade.

Mas calma! Apesar da maior perseguição de toda história humana, a planta sobreviveu e prosperou, e está hoje presente em todo planeta.

Nas últimas décadas o preconceito foi combatido com conhecimento, e suas propriedades medicinais estão novamente a luz da ciência, trazendo benefícios incontestáveis a milhões ao redor do globo e sendo novamente utilizada no tratamento de centenas de condições como; Epilepsias, Alzheimer, Parkinson, Autismo, Ansiedade, Depressão, Insônia, câncer e diversas síndromes, além de trazer resultados maravilhosos no tratamento de problemas de pele, inflamações, dores crônicas ou para a simples sensação de bem-estar e plenitude.

Dentre as centenas de fitocanabinóides medicinais que a cannabis proporciona, os mais conhecidos são o CBD, o canabidiol, e o THC, o Tetra-hidrocanabinol. Ambos desempenham funções importantíssimas em suprir aquilo que nosso corpo necessita.

A cannabis e o cérebro.

Mas muito mais ainda está por vir.

A cada dia somos surpreendidos com mais notícias, pesquisas e resultados excepcionais. O que nos traz a certeza e a alegria de estarmos novamente no caminho certo. Nos reconectando à natureza e ao nosso próprio organismo. Pois, diferente dos medicamentos químicos, não há sequer um efeito colateral desagradável associado ao seu uso, pelo contrário, os efeitos colaterais são justamente a sensação de bem-estar e plenitude.

Ao buscar o passado, o ser humano se reconecta a sua mais profunda raiz de ancestralidade, ao universo e a tudo aquilo que é divino, nesse plano ou em outros.

Rodolfo Rosato
CVO – Kannamed

Deixe uma resposta

Quick navigation
×

Carrinho

Criação e desenvolvimento de sites profissionais - AppWinner.com.br